...Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.[Murphy]

A adoção do check list é importante para que a execução de tarefas e organização do trabalho se torne mais fácil, poupe tempo evite erros e falhas no processo.

Para que os preceitos da Biossegurança sejam atendidos esta lista deve ser acompanhada de perto, pois temos ações em tempos diferentes: tarefas diárias, semanais, mensais, e anuais umas obrigatórias e outras recomendadas.

A biossegurança é muito abrangente - englobando legislação, normas vigentes, cuidados com o paciente, anamnese, conhecimentos das doenças e manifestações bucais, EPIs, assim como tudo o que se refere à limpeza, desinfecção, esterilização, descarte de resíduos, doenças ocupacionais e acidentes no trabalho.

A prática diária nos consultórios odontológicos requer a observância destas normas e a adoção de precauções padrão no atendimento para todos os pacientes sem distinção de idade, raça, classe social.

Para isso a equipe odontológica deve realizar uma prática clínica segura, adotando todos os preceitos atuais para o controle das infecções implementando um protocolo e padronização em todos os procedimentos clínicos e no processamento dos instrumentais. Uma falha nesses processos e a não observância das medidas de precaução são as principais causas da disseminação de doenças, de iatrogenias de origem infecciosa, de acidentes ocupacionais e de perda de instrumentais.

Os profissionais devem estar atentos aos princípios básicos de higiene, e precaução padrão. São eles exame médico periódico, vacinas da HBV, dupla T, influenza, uso dos EPIs,higienização das mãos e ter olhar amplo para com o paciente iniciado-se pela ficha clinica atualizada contendo todas as informações possíveis para a anamnse.

É fundamental atenção e disciplina nas tarefas de rotina como, por exemplo, processamento dos materiais iniciando-se pelo processo de limpeza efetivo, passando pela secagem inspeção até a esterilização.

Seguir o check list que se encontra no Manual de Rotinas da Liga é um método interessante para a implementação e padronização do Controle de Infecção na prática diária.


“Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possíve”l. [Lei de Murphy]

posted under |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial