Saudações Biosseguras...

... A Liga do Dentista Limpo deseja a todos da Turma do Bem e, especialmente, aos nossos seguidores, um Feliz Natal e a implementação do projeto de Biossegurança na sua abrangência em 2011.

Sendo assim aí vai o nosso último post de 2010...

Biossegurança pode ser entendida, literalmente, como vida com mais segurança ou, em sentido mais amplo, “vida livre de perigos” (Ferreira, 1999).

Este conceito amplo e irrestrito levado ao desempenho das atividades profissionais encontra respaldo na definição de Biossegurança para os profissionais de saúde como um conjunto de normas e procedimentos considerados seguros e adequados à manutenção da saúde em atividades que oferecem riscos de adquirir doenças profissionais.
Outra definição entende por medidas de Biossegurança, ações que contribuem para a segurança das pessoas e do ambiente e englobam todas as medidas que visam a evitar riscos físicos (radiação, temperatura, ruídos) ergonômicos (posturais), químicos (substâncias tóxicas), biológicos (agentes infecciosos) e estresse.

É importante criar estratégias para redução da exposição aos diferentes tipos de riscos, pois o trabalho odontológico exige do profissional uma interação direta e freqüente com pessoas, materiais e equipamentos e as medidas de Biossegurança zelam pela saúde do paciente, da equipe clínica: dentista e equipe auxiliar.

O processo para quebra de paradigmas é diário e só consegue bons resultados pela educação continuada que visa orientar, motivar, conscientizar e informar permanentemente a todos os envolvidos sobre os riscos e procedimentos inerentes a profissão.

A incorporação das normas de Biossegurança significa coerência e responsabilidade com os preceitos de SAÚDE, sendo assim a implementação dessas medidas preventivas e o cumprimento do protocolo elaborado para a Liga do Dentista Limpo é essencial ao bom desempenho profissional.


Reforçar e convidá-los a refletir sobre Biossegurança na Odontologia é o nosso trabalho hercúleo, pois acreditamos que só pela educação é que faremos isto acontecer. (Aly,Yassuda,2010)

posted under |

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho,liga do dentista limpo.Este trabalho deve ser estendido aos profissonais da rede pública;que por muitas vezes fica acomodado em sua rotina;e não busca melhorias para as suas atividades e práticas profissonais.Este trabalho deveria ser levado aos gerentes de unidades básicas;para eles compreemderem a importãncia da biossegurança e o uso dos EPIs,por seus profissonais. Obrigada.

Postar um comentário

Postagem mais antiga Página inicial