Equipamento de Proteção Individual (EPI) - Parte II

Continuação EPIs:

Máscaras:

A máscara cirúrgica é uma barreira de uso individual que cobre o nariz e a boca.

É indicada para:

• proteger o Trabalhador de Saúde de infecções por inalação de gotículas transmitidas à curta distância e pela projeção de sangue ou outros fluidos corpóreos que possam atingir suas vias respiratórias.
• minimizar a contaminação do ambiente com secreções respiratórias geradas pelo próprio Trabalhador de Saúde ou pelo paciente.
Deve ser utilizada sempre que houver a possibilidade de contato com patologias de transmissão respiratória por gotículas.
É importante destacar que a máscara cirúrgica:
• NÃO protege adequadamente o usuário de patologias transmitidas por aerossóis, pois, independentemente de sua capacidade de filtração, a vedação no rosto é precária neste tipo de máscara;
• NÃO é um EPR (equipamento de proteção respiratória).

As máscaras perdem sua capacidade filtrativa quando umedecidas e nunca devem ser manuseadas durante os procedimentos.

Luvas:

As luvas devem ser usadas em todos os procedimentos clínicos, no entanto sua utilização deve ser restrita à cavidade bucal do paciente, evitando-se o toque em superfícies de móveis e equipamentos, pois numerosos trabalhos demonstram que quando a saliva do paciente é disseminada por todas as partes do consultório, há a possibilidade de criação de focos de infecção no telefone, na gaveta, maçaneta da porta, no livro de horário/agenda e em todas as demais partes tocadas pelo profissional, durante ou após o atendimento.
Nos procedimentos semicríticos não invasivos: dentística, ortodontia recomenda-se as luvas de procedimento (não estéreis) e para os procedimentos críticos, invasivos: cirurgia, periodontia e endodontia as luvas estéreis cirúrgicas.
Para limpeza geral ou lavagem de instrumental, limpeza e desinfecção do consultório deve se usar luvas de trabalho mais grossas, de borracha ou nitrílicas.
Diante de uma alergia ao látex, as luvas utilizadas deverão ser de vinil.

As luvas de plástico, usadas como sobreluvas, devem ser usadas quando houver necessidade de manusear artigos fora do campo de trabalho, mas cuidado para não tornar isso uma prática. Tenha sempre os itens que irá usar no procedimento à disposição.
Não é recomendado usar a mesma luva para atender a vários pacientes, pois as luvas sofrem pequenos danos, como perfurações, o que tornaria esta barreira deficiente. Da mesma forma não se recomenda reutilizar as luvas, pois a resistência diminui quando lavadas ou autoclavadas.
As luvas não devem ser usadas fora do ambiente clínico restrito.

Ao final de um atendimento, retirar as luvas, higienizar as mãos.

Antes de iniciar outro atendimento repetir o processo de higienização das mãos.

Avental:

Deve ser de mangas longas, tecido claro e confortável, ou descartável para os procedimentos que envolvam o atendimento a pacientes e impermeável nos procedimentos de limpeza e desinfecção de artigos, equipamentos ou ambientes. Deve ser usado fechado durante todos os procedimentos.

Atualmente muitos profissionais utilizam avental de tecido lavável no atendimento clínico. É importante lembrar que esses aventais devem ser lavados com maior freqüência.

Para escolher adequadamente os aventais descartáveis sempre opte por gramaturas mais altas, pois se a gramatura do avental de tecido não tecido (TNT) for muito baixa ou a trama do tecido for muito aberta a proteção será ineficaz.

Calçados:

Devem ser fechados e com solado antiderrapante.

Podem ser usados tamancos especiais para uso hospitalar, que são laváveis e autoclaváveis.

Propés:

O seu uso ainda é foco de polêmica.

Recomenda-se que o uso do propé somente na sala de atendimento.

Próximo post: 17/05/2010

posted under |

6 comentários:

Amanda Lima disse...

Muito bom esse post, é sempre bom ressaltar quais são os EPIs e a importância de usá-los corretamente.

Fernando disse...

Incrível.... Estou usando esse material aqui do Blog para o treinamento da minha equipe em meu consultório.

Frank Botega disse...

Muito legal o blog.
parabéns!

MuriloCM disse...

Para nós pacientes esclarece bem no que devemos ficar de olho enquanto somos atendidos... muito bom!

ZanelEPIs disse...

Conheça a Zanel - Equipamentos de Proteção Individual
https://pt-br.facebook.com/Zanelluvas
https://www.zanel.com.br

Anônimo disse...

Iniciei um tratamento com uma Orotdontista ontem e ela não usa nada!!!!! Socorro! Não usa luvas, máscara, óculos....ontem a mão que ela uitlizou para fechar a porta e pegar no celular ela colocou na minha boca para iniciar o procedimento....na próxima consulta vou exigir, se não utilizar vou interromper o tratamento.

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial