Mãos limpas, doenças à distância!

A higienização das mãos é considerada a ação isolada mais importante para a prevenção e o controle das infecções em serviços de saúde.
Conforme tocamos nos objetos e também nos pacientes, entramos em contato com uma enorme quantidade de micro-organismos que permanecem nas mãos e são repassados. Somente a lavagem das mãos com água e sabão irá removê-los e evitar a transmissão para outras superfícies.

MICROBIOLOGIA DA PELE
• Flora residente

A Flora residente é formada por micro-organismos que vivem (colonizam) na pele e nas mãos. Ela é encontrada em maior quantidade na região das unhas e entre os dedos, assim como nas camadas externas da pele, fendas e folículos pilosos. Os micro-organismos da flora residente não são facilmente removíveis, entretanto são inativados por antissépticos como álcool, clorexidina e iodóforos. As bactérias mais comumente encontradas são as Gram-positivas (Staphylococcusaureus, Staphylococcusepidermidis, Estreptococossp). A flora residente é de baixa virulência, contudo pode ocasionar infecções sistêmicas em pacientes imuno-deprimidos e após procedimentos invasivos.
• Flora transitória
É adquirida no contato com pacientes e superfícies contaminadas. Os micro-organismos permanecem na pele por um período e podem ser transferidos ou eliminados com a lavagem das mãos, já que se encontram na superfície da pele. A flora transitória das mãos é composta pelos micro-organismos frequentemente responsáveis pelas infecções hospitalares: as bactérias Gram-negativas (Pseudomonas sp, Acinetobacter SP e Klebsiella sp).
Quando lavar as mãos:
 antes de iniciar os procedimentos
 após a retirada das luvas
 entre contatos com pacientes
 após tocar fluidos, secreções e itens contaminados
 quando houver rompimento e/ou perfuração das luvas.

USO DO ÁLCOOL GLICERINADO
O uso do álcool só deve ocorrer quando as mãos estiverem livres de sujeira e umidade. O álcool glicerinado é composto de álcool 70% mais 2% de glicerina para evitar o ressecamento das mãos. Ele age como antisséptico de ampla e rápida ação microbiana destruindo a flora aderida.

Agora é com você. Agir como Pilatos, capitular diante do senso comum, ou agir como Semmelweis, lutar pela difusão do nosso simples, mas fundamental princípio - lavar as mãos!

posted under |

2 comentários:

MuriloCM disse...

Dia 15 de outubro é dia mundial de lavar as mãos: http://www.globalhandwashingday.org/
http://www.unicef.org/brazil/pt/media_16175.htm

Anônimo disse...

Dentistas, lavar as mãos é o mínimo que podemos fazer pela biossegurança em nossos consultórios. Muito bom o post, adequadíssimo ao assunto.

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial