Cuidados com as peças de mão e canetas odontológicas

Questão polêmica... caminha entre o que é correto, o possível e a realidade!

Sabe-se que muitos cirurgiões-dentistas não adotam a prática de esterilização das canetas e pontas pelo alto custo e pelo número insuficiente desses equipamentos. Outros não adotam o procedimento por acreditar que isso possa causar algum dano nas turbinas. Um número considerável de profissionais ainda continua resistente a prática da esterilização, por incrível que pareça, por a considerarem desnecessária.
Desde 1993, o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) órgão público americano que atua no estudo de infecções hospitalares - publicou recomendações para o controle de infecção em Odontologia, entre elas, a utilização da autoclave para esterilizar as peças de mão, ressaltou a importância do uso das válvulas anti-refluxo para prevenir a aspiração de material orgânico e recomendou o acionamento do sistema para liberação de água após o uso.
Essas recomendações foram atualizadas enfatizando-se a necessidade da esterilização das peças de mão em autoclave (Guideline for Disinfection and Sterilization in Healthcare Facilities, 2008).

Processamento das canetas
Daqui para frente quando mencionarmos processamento, referimo-nos às etapas envolvidas na preparação do material até o processo de esterilização ou desinfecção. Quanto as peças de mão, usadas em odontologia, o processamento deve seguir as orientações do fabricante. As etapas do processamento devem ser aplicadas, de modo a garantir um ótimo resultado final, que é um material esterilizado e seguro para ser utilizado.
A limpeza externa e interna é essencial para que isso aconteça. Se houver sujidade tenha certeza de que seu material, mesmo sendo autoclavado, não estará estéril. As canetas e peças de mão que suportam a limpeza através de cuba ultrassônica devem ser limpas dessa forma, pois há evidências que apontam para a maior eficiência de remoção de resíduos através desse método.
O ideal seria utilizar aparelhos desenvolvidos especialmente para a limpeza de canetas e peças de mão, que fazem a limpeza e lubrificação deixando pronto para a embalagem e esterilização. Mas, infelizmente ainda não estão disponíveis no mercado nacional. Depois da limpeza e lubrificação, embale e esterilize em autoclave; armazene até o momento da utilização.

A pergunta quer não quer calar....
E se eu não tenho cuba ultrassônica e minha caneta não é autoclavável, o que faço?
Bem, sem cuba ultrassônica não fazemos uma limpeza adequada, então, não adianta autoclavar.
Faça somente a desinfecção com álcool 70%, da mesma forma para as não autoclaváveis.
Nós entendemos que é preciso usar sempre o bom senso e não desperdiçar tempo e dinheiro em ações inúteis. Porém, é preciso entender que não é necessário ter uma lei nos obrigando a fazer o que é correto. Nosso lema é: “Adotar medidas de prevenção na propagação de doenças é, antes de tudo, demonstrar amor à vida”

posted under |

3 comentários:

Jorge Gimenez disse...

Realmente, o maior empecilho na autoclavagem das pontas de alta e baixa rotação no consultório é (como foi comentado aqui) a falta de pontas suficientes, e a diminuição da vida útil das turbinas quando autoclavadas regularmente, mesmo com a chegada dos rolamentos cerâmicos utilizados por alguns fabricantes.
Menos usado ainda é o sistema flush (de assepsia das pontas de alta), talvez pela demanda de maior trabalho do operador devido a limpeza diaria necessária do sistema para evitar entupimento do spray e ressecamento de peças de borracha e metais em contato com o hipoclorito.

MuriloCM disse...

Dá pra ver a cada post que o que mais importa é ter bom senso e não apenas gastar milhares de reais em equipamento. Ótima observação!!!

Anônimo disse...

A esterilização é algo imprescindível. Incrível como a maioria dos dentistas ainda insiste em não fazê-la entre cada paciente. Não é justificativa dizer que há um custo nisso. Este custo deve ser repassado ao cliente. Instrumentos médicos são sempre esterilizados. Odontológicos não? Saúde em primeiro lugar!

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial