Liga do Dentista Limpo

A biossegurança é um conjunto de normas e ações voltadas à prevenção e ao combate de infecções. Ciente da importância dos cuidados que o profissional da área odontológica deve ter em sua clínica, a Turma do Bem lança um novo projeto: a Liga do Dentista Limpo.

Nos próximos dias, nossos 7 mil dentistas voluntários receberão pelo correio um manual de 14 páginas com as medidas de biossegurança que devem ser empregadas em seus consultórios para evitar riscos à saúde dos pacientes, das equipes clínicas e dos próprios dentistas.

O objetivo é alertar os profissionais sobre a necessidade das práticas diárias de biossegurança em suas clínicas difundindo informações corretas, precisas e atualizadas.

A biossegurança, além de zelar pela saúde do paciente, da equipe clínica e do próprio dentista, traz à tona a conscientização não só dos dentistas como dos pacientes quanto a ambientes seguros e adequados. A aplicabilidade dos cuidados básicos para evitar contaminação por meio de equipamentos/instrumentos é fundamental, por isso não se deve trabalhar sem seguir as normas de biossegurança. Itens como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): luvas, máscaras, óculos de proteção, gorro, avental e calçado fechado devem ser usados para o atendimento de todos os pacientes e fazer parte da rotina e ambiente de cada dentista.

Esse blog será abastecido quinzenalmente com informações, dicas, discussões, onde suas perguntas serão muito bem vindas e respondidas pelas dentistas consultoras Angela Maria Aly Cecílio e Yara Yatiyo Yassuda, que nos auxiliaram na elaboração do manual.

posted under | 4 Comments
Postagens mais recentes Página inicial