Liga do Dentista Limpo

A biossegurança é um conjunto de normas e ações voltadas à prevenção e ao combate de infecções. Ciente da importância dos cuidados que o profissional da área odontológica deve ter em sua clínica, a Turma do Bem lança um novo projeto: a Liga do Dentista Limpo.

Nos próximos dias, nossos 7 mil dentistas voluntários receberão pelo correio um manual de 14 páginas com as medidas de biossegurança que devem ser empregadas em seus consultórios para evitar riscos à saúde dos pacientes, das equipes clínicas e dos próprios dentistas.

O objetivo é alertar os profissionais sobre a necessidade das práticas diárias de biossegurança em suas clínicas difundindo informações corretas, precisas e atualizadas.

A biossegurança, além de zelar pela saúde do paciente, da equipe clínica e do próprio dentista, traz à tona a conscientização não só dos dentistas como dos pacientes quanto a ambientes seguros e adequados. A aplicabilidade dos cuidados básicos para evitar contaminação por meio de equipamentos/instrumentos é fundamental, por isso não se deve trabalhar sem seguir as normas de biossegurança. Itens como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): luvas, máscaras, óculos de proteção, gorro, avental e calçado fechado devem ser usados para o atendimento de todos os pacientes e fazer parte da rotina e ambiente de cada dentista.

Esse blog será abastecido quinzenalmente com informações, dicas, discussões, onde suas perguntas serão muito bem vindas e respondidas pelas dentistas consultoras Angela Maria Aly Cecílio e Yara Yatiyo Yassuda, que nos auxiliaram na elaboração do manual.

posted under |

4 comentários:

Moacir Antunes disse...

Parabéns por essa iniciativa, vou acompanhar toda a semana esse blog....

MuriloCM disse...

Em Portugal, 1/3 dos consultórios oferecem riscos aos pacientes!
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1530494

Unknown disse...

PARABENS!!!!! sou de Macapá e trabalho esse tema há mais de 5 anos,fiz 3 monografias em 3 especializações e agora trabalho no CEREST,Centro de referência em saúde do trabalhador,e faço palestras para funcionário da saúde com o tema BIOSSEGURANÇA EM SERVIÇOS DE SAÚDE,é incrivel descobrir que colegas não sabem como proceder em um acidente com perfuro cortante onde pelo protocolo do Ministério da Saúde tem que se tomar o coquetel anti HIV até 2 horas após o acidente,para se te uma melhor eficácia do mesmo,espero receber a sua correspondência,se precisar tenho muito material sobre o assunto. um abração.Antonia Pantaleão /Macapá/AP

Anônimo disse...

não consigo fazer o download

Postar um comentário

Postagem mais recente Página inicial