Dentista, muito cuidado com as embalagens!
EMBALAR: Acondicionar, empacotar, proteger o conteúdo. [Dicionário Língua Portuguesa]
Os artigos devem ser acondicionados em embalagens para evitar a recontaminação após a esterilização. Ao mesmo tempo, o material da embalagem deve ser adequado para permitir a esterilização dos artigos contidos dentro dele. A embalagem deve oferecer uma barreira microbiana e permitir a passagem de ar e do agente esterilizador. Como por exemplo, o vapor.
As embalagens de qualidade garantem aos materiais neles embalados, quando submetidos a um adequado processo de esterilização, a manutenção das condições de esterilidade até o momento do uso.
Na manufatura devem seguir normas técnicas internacionais, cujas medidas são adequadas ao tipo de produto a ser esterilizado oferecendo permeabilidade ao agente esterilizante, selagem tripla que garante a integridade da embalagem, resistência às condições de transporte e estoque.
Os tipos de embalagens deverão ser escolhidos de acordo com a capacidade da autoclave.
Os rolos e envelopes comercializados, adequados aos artigos médico-odonto-hospitalares, são compostos de papel grau cirúrgico e de porosidade controlada, filme termoplástico bilaminado de polietileno e polipropileno, ideal para autoclave a vapor e óxido de etileno. Atualmente muitas embalagens possuem indicadores químicos para vapor e etileno (ETO) que mudam de cor diferenciando os produtos já processados.
As caixas (contêiner) metálicas agem como retentores do calor e auxiliam na secagem do material. No entanto, produzem mais condensados quando não embalados apropriadamente e não auxiliam na revaporização final.
As caixas plásticas agem como isoladores e resfriam rapidamente. O contato com superfícies ou ambientes mais frios provoca condensado rapidamente.
Obs.:
• As embalagens para esterilização não podem ser reutilizadas. Elas são de uso único e, portanto, são descartáveis.
• O papel crepado pode ser utilizado para procedimentos de esterilização
• É proibido o uso de papel Kraft, papel toalha, papel manilha
• Pode ser usado tecido de algodão, não tecido - SMS (manta de polipropileno-100%)
• Cuidado no armazenamento das embalagens para assegurar sua integridade
• Validade das embalagens: por enquanto na odontologia observar sete dias (segundo a legislação vigente-ANVISA)
Um comentário:
O uso do plastico pp para embalar instrumentais odontologicos é confiavel?
Postar um comentário