Limpeza de instrumental e superfícies - Parte I
"Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele”
(Fiódor Dostoiévski)
Os artigos odonto-médico-hospitalares podem ser classificados em: artigos críticos, semi-críticos e não críticos. Na prática odontológica, a maioria dos artigos utilizados classificam-se em críticos e semi-críticos.
A contaminação dos instrumentais após contato com a saliva e sangue do paciente exige uma rotina de limpeza, desinfecção e esterilização adequada.
A limpeza dos instrumentais é um processo muito importante e pode ser definida como a remoção da sujeira e matéria orgânica ou inorgânica da superfície dos artigos através de ação mecânica, com o auxílio de detergentes ou produtos enzimáticos. A limpeza completa é requerida antes da desinfecção de alto nível e da esterilização já que os materiais inorgânicos e orgânicos que permanecem nas superfícies dos instrumentos interferem na eficácia destes processos. (Centers for Disease Control and Preventions, 2008)
Métodos de Limpeza:
Limpeza Manual: envolve fricção com uso de escovas e enxágue com água. Para instrumentos canulados, em que muitas vezes não há possibilidade de passagem de escovas no lúmen, é indicada a aplicação de água sob pressão.
Limpeza automatizada: é realizada através de lavadoras automatizadas. As mais usadas são as lavadoras ultrassônicas e termodesinfetadoras. Remove a matéria orgânica impregnada nos instrumentais, é controlável e eficaz no cuidado com a saúde ocupacional.
Qual o melhor produto para limpeza?
Os detergentes específicos enzimáticos neutros são próprios para a limpeza de artigos médicos e odonto-hospitalares.