Equipamento de Proteção Individual (EPI) - Parte I

Desde 1974, o CDC - Center for Disease Control and Prevention/USA edita classificações de agentes etiológicos com base no risco e os procedimentos a serem seguidos nas instituições de saúde e laboratórios. Em 1987, o CDC modificou, em seu manual de isolamento, a terminologia “precauções com sangue e secreções” para “precauções universais”, o que implicou no uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) na assistência a todo e qualquer paciente, independentemente do seu estado infeccioso.

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. [ANVISA-2006].

Sabe-se que o EPI é efetivo apenas se for usado corretamente, sempre de acordo com as orientações do fabricante e seguindo um padrão de uso: quando usá-lo, como usá-lo, como removê-lo e em quantidade suficiente para ser utilizado. O uso de EPI é indicado durante o atendimento ao paciente, nos procedimentos de limpeza do ambiente e no reprocessamento dos artigos e devem ser usados exclusivamente nas áreas de trabalho. O EPI é uma barreira mecânica que evita o contato com matéria orgânica e fluidos.

São considerados EPIs: gorro, óculos, máscaras, luvas, aventais e propés.

O responsável técnico pelo serviço odontológico deverá providenciar a aquisição dos EPIs e orientar a equipe quanto aos tipos e as indicações de uso.

Deve-se trocar todo EPI após procedimentos críticos como: cirurgias, endodontia, periodontia, etc.

EPIs usados na clínica diária:

Gorro
É importante o uso do gorro para proteção dos cabelos pela contaminação dos aerossóis, corpos estranhos, contaminação do próprio couro cabeludo. O gorro dever ser descartável e quando se apresentar sujo com material orgânico, deve ser substituído. É importante que o gorro cubra todo o cabelo do profissional.

Óculos
O uso do óculos de proteção também é muito importante, principalmente nas manobras em que há produção de aerossóis, visto que a conjuntiva do olho apresenta menor barreira de proteção que a pele.

Além de proteger contra os microorganismos e evitar traumas de vários tipos, os óculos evitam que o indivíduo toque nos olhos carregando contaminações. Os óculos deverão ser os mais fechados possíveis e de boa qualidade ótica. Esta proteção deverá ser usada pelo CD, pelo pessoal auxiliar quando em procedimento e no processamento dos materiais: limpeza e desinfecção.

Para o uso do fotopolimerizador o profissional e o paciente deverão usar óculos com lentes de cor alaranjada.

Para o uso do laser é imprescindível que todas as pessoas presentes no ambiente usem óculos de proteção próprio.

Continua: EPI – Parte II - Próximo post dia 03/05/2010.

posted under | 5 Comments

posted under | 1 Comments
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial